"" Técnicas Exclusivas Para Bordados: Ponto Cruz Para Iniciante de Modo Fácil e Simples

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Ponto Cruz Para Iniciante de Modo Fácil e Simples

No post de hoje você vai ver dicas e tutoriais incríveis de ponto cruz para iniciantes. Você vai descobrir quais são os materiais necessários para começar, como cortar a etamine, como fazer um avesso maravilhoso e muito mais! Mergulhe com a gente nesse maravilhoso universo!

O ponto cruz é um dos bordados mais tradicionais; é uma técnica que vem passando de geração a geração. Houve tempos em que os bordados feitos com esse ponto eram principalmente de temas geométricos e de flores. Mas, hoje em dia, está tudo muito diferente, já que os praticantes dessa arte viram novas e infinitas possibilidades.



Hoje sabemos que é possível bordar com ponto cruz inúmeros tipos de letras e desenhos variados, dentre eles, personagens infantis e composições ricas em detalhes e que mais se parecem uma pintura. Essas criações agradam desde pessoas de gosto mais simples até as de gosto mais refinado. Independente das preferêncioas ou do perfil de cada um, todo mundo concorda que, quando o assunto é ponto cruz, beleza é que não falta!

Materiais e Ferramentas Para Começar


Abaixo fizemos uma listinha com os materiais necessários para começar a fazer bordado em ponto cruz. São materiais simples, fáceis de encontrar e ainda por cima bem baratinhos. Saibas as principais técnicas de como bordar ainda hoje.

Tecido etamine – Esse tecido é vendido no metro, ele possui uma trama própria para receber o bordado. A etamine é encontrada facilmente em lojas que trabalham com tecidos e aviamentos; é vendida no metro ou em pedaços pré cortados. A etamine branca é a mais utilizada no bordado, porém ela também pode ser encontrada em diversas cores suaves, como rosa e amarelo claros. Para treinar, esse é de longe o melhor tecido. Depois que você treinar bastante, comece a bordar toalhas, barrados de panos de prato e até mesmo passadeiras e forros de mesa.

Você também pode bordar diretamente nos barrados de etamine que já vêm em toalhas, panos de boca e panos de copa.

Como Cortar o Etamine do Ponto Cruz
Veja a dica que o Wagner Reis preparou sobre a maneira correta de cortar seu tecido para ponto cruz.

Agulha de ponta grossa – Se você não deseja ficar com os dedos todos furados, a agulha de ponta grossa é a mais indicada para esse tipo de bordado. Tenha pelo menos uma ou duas agulhas de reserva, já que elas podem sumir com facilidade.



Tesoura grande para cortar tecido – Tenha uma boa tesoura para cortar a etamine, utilize-a apenas para cortar tecidos, nada mais. Tomando esse cuidado, a sua tesoura terá uma vida útil bem maior.

Tesoura pequena para cortar linhas – Essa tesoura é daquela bem pequenininha, muito utilizada para acabamentos. Por mais que esse modelo de tesoura seja menor, isso não quer dizer que precisa ser de puco corte, muito pelo contrário. Essa tesourinha deve ter a lâmina bem afiada, senão a sua linha ficará mascada toda vez que você for cortá-la.

Meadas em cores variadas – Meada é o nome que se dá à linha de bordar. No mercado de materiais para artesanato você encontra essas linhas de várias marcas e cores. Aos poucos, você vai adquirindo as suas preferências.

Gráficos – Os gráficos para ponto cruz podem ser encontrados por toda parte, como em revistas específicas e aos montes nas buscas feitas na internet. Para começar, prefira gráficos mais simples, como flores sem sombreados e letras menos rebuscadas. Aos poucos, você pode começar a se aventurar em trabalhos mais detalhados e complexos.

Caixa organizadora – Quem trabalha com artesanato sabe o quão importante é deixar tudo organizado, e na arte do bordado isso não é diferente. Para facilitar a sua vida, tenha uma caixa plástica com divisórias para armazenar linhas e agulhas. Para armazenar tecidos, utilize uma caixa maior, prateleiras ou até mesmo uma bolsa bem espaçosa.

Continue lendo acessando o site logo abaixo:

fonte:http://www.revistaartesanato.com.br/ponto-cruz-para-iniciantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário